Brechó de livros e uniformes ajuda pais a economizar na compra de material escolar

Todo final de ano os pais se preparam para os gastos com a escola de seus filhos: matrícula, material escolar, livros didáticos e uniformes estão na lista de despesas inevitáveis. Mas uma ideia inteligente criada pode servir de inspiração para outras iniciativas Brasil afora.

Assista a reportagem:

Brechó de livros e uniformes

Reaproveite livros e uniformes e dê uma lição de respeito ao planeta

Reaproveitar livros e uniformes é uma forma educativa de poupar a natureza e economizar dinheiro no começo do ano. Em São Paulo, um grupo de mães procurou a Associação de Pais e Mestres do Colégio de seus filhos para organizar uma rede de troca. Deu certo. Há alguns anos, pais voluntários organizam um sebo/brechó na escola. No último, houve 1007 trocas – 618 de livros. O excedente foi encaminhado a entidades filantrópicas. Eliete Cristina Pecin foi uma das primeiras a aderir.

 

“Vivemos numa cultura que privilegia o consumo, que não dá valor ao que se compra”, diz a mãe de Aline e Felipe. “A escola é o melhor lugar para quebrar esse paradigma.”

As mães relatam que com o hábito da troca, é possível economizar até 1000 reais. O adolescentes aprenderam a cuidar do material o ano todo e a estabelecer prioridades na hora da compra – a dica é reservar parte da economia para itens especiais, como um estojo bacana ou um fichário moderno. No mais, o velho do outro pode ser o novo do seu filho. Reaproveite livros e uniformes e dê uma lição de respeito ao planeta. Na internet Você também pode achar livros didáticos em sebos virtuais como o www.estantevirtual.com.br.

Compartilhamos essa ideia porque acreditamos que  consumir com consciência e economizar não é vergonhoso , muito pelo contrário , ensinar nossos filhos o valor do dinheiro e a cuidar com carinho de todos seus pertences  é muito importante nos dias atuais. Estamos abertas as sugestões e se alguém tiver alguma ideia pode contar comigo para ajudar e divulgar ! Escreva para quasenovo@yahoo.com.

 

Fontes:

Planeta sustentável

GloboPlay

Imagens Google Imagens.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s